28/08 - Foi dada a largada para o início da construção da primeira Fototeca Estadual do Rio de Janeiro que será alocada no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (28/08), em uma reunião no gabinete da presidência com a presença da deputada Dani Balbi, o projeto foi oficializado com a assinatura do contrato entre o MIS RJ e a responsável que conduzirá as obras, a engenheira Daniela Fernandes.
“Esse é um projeto que reforça a função do MIS RJ de democratizar o acesso a cultura. É uma ideia que está sendo concebida, onde não só enaltecemos a fotografia como uma importante ferramenta cultural, mas que também trará novas oportunidades para aqueles que não tem acesso a esse tipo de informação em seu cotidiano“, afirma Cesar Miranda Ribeiro, presidente do MIS RJ.
As obras do projeto serão divididas em duas fases. Com um tempo estimado de 2 meses para a conclusão da Fototeca, nesse momento inicial, o foco será na manutenção da sala que irá abriga-la. Os servidores públicos do museu farão o acompanhamento semanal das obras, e irão divulgar cada um dos avanços e informações referentes ao projeto em uma timeline que já está disponível no site oficial do MIS RJ.
Ainda no encontro, a deputada autora da Lei 10.063, que deu início ao projeto, reforçou a importância do MIS RJ para que o projeto acontecesse. “Lendo o projeto, fiquei impactada ao perceber a capilaridade do MIS RJ. A força de fazer as coisas acontecerem.[...] O MIS RJ foi a melhor solução para alocar a Fototeca.”
09/09 - A segunda semana de setembro começou com a construção da primeira Fototeca Estadual no Rio de Janeiro na sede da Lapa do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira (09/09), deu-se início à primeira fase das obras de reparo da sala do MIS RJ que irá abrigar esse marco pioneiro. Nesta primeira etapa acontece a instalação elétrica e a preparação das vigas para sustentação da sala.
18/09 – A obra da Fototeca, no interior do MIS Lapa, está avançando significativamente. As paredes estão sendo reparadas, os tubos para os dois aparelhos de ar-condicionado já foram instalados, e a parte elétrica foi reformulada para garantir maior proteção aos equipamentos que serão utilizados. Em breve, teremos mais atualizações à medida que entrarmos na fase de acabamento.
23/09 - Ontem, 23 de setembro, a primeira Fototeca Estadual, que está sendo construída na sede Lapa do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS RJ), recebeu a visita da Chefe de Gabinete da Secretaria de Cultura do Estado, Claudia Raybolt. Acompanhada por sua equipe, ela veio prestigiar o andamento das obras desse importante espaço, que em breve estará à disposição da sociedade.
A Fototeca promoverá cursos, debates e atividades do MIS RJ, ampliando os trabalhos com o acervo iconográfico já existente, composto por mais de 100 mil fotografias de grandes nomes como Augusto Malta, Guilherme Santos e Ronaldo Câmara..
02/10 - A obra da primeira FOTOTECA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO está avançando para a fase 2. Neste estágio, já concluímos a instalação da parte elétrica, com todos os pontos necessários para o funcionamento de equipamentos em 110 V e 220 V. Os dutos de ar-condicionado também já foram instalados.
Atualmente, estamos na fase de acabamento, que inclui o rebaixamento do teto, a colocação das divisórias e o tratamento do piso, que será mantido em madeira original.
Em breve, traremos mais novidades sobre o andamento da obra.
07/10 – O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS RJ) recebeu a ilustre visita da Sra. Valquíria Salgado Quilici, Coordenadora Geral do Centro Técnico Audiovisual do Governo Federal, e do Sr. Felipe Barros, Chefe de Divisão do Centro Técnico Audiovisual. Na ocasião, o Presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, fez questão de apresentar o andamento das obras da primeira Fototeca do Estado do Rio de Janeiro, um marco importante para a preservação e difusão do patrimônio visual fluminense.
17/10 – O presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS RJ), Cesar Miranda Ribeiro, recebeu, na sede do MIS na Lapa, o Tenente-Coronel Grigorovski e o Major Fabio Contreiras, ambos da Assessoria de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Os oficiais visitaram o local onde será instalada a primeira Fototeca Estadual do Rio de Janeiro, cujo projeto já está com 50% das obras concluídas, em conformidade com as exigências e especificações necessárias para o novo espaço que o Museu terá em breve.
22/10- Nesta etapa, além do rebaixamento do teto, será feita a restauração do piso e a divisória do espaço. Para a Engenheira Daniela Fernandes, o nível de degradação da sala foi um desafio imediatamente resolvido: “Nós tínhamos pontos de corrosão em pilares e vigas. A parede, em si, estava desplacando o cimento. Então, tivemos que recompor toda a parte da parede. Depois, fizemos uma análise estrutural e recompomos os pilares e vigas para segurança. Em breve teremos mais detalhes da obra.
25/10 – As atividades na obra da primeira Fototeca Estadual do Rio de Janeiro seguem a todo vapor, com diversas etapas sendo concluídas conforme o cronograma.
As imagens mostram a instalação das placas que compõem o teto rebaixado da estrutura. A máquina responsável pela revitalização do piso de madeira original já está no MIS RJ e iniciará seu trabalho na próxima semana.
Acompanhe sempre as atualizações por aqui, onde registramos toda a evolução da obra e a aplicação dos recursos públicos destinados ao MIS RJ.
01/11 - O ritmo continua acelerado na segunda fase das obras da primeira Fototeca do estado. Com o teto já rebaixado e as paredes bem preenchidas com massa, agora começa a etapa de lixamento, preparando o local para receber pintura final. Após esse processo, o foco se voltará à restauração do piso de madeira da sala. Em breve, teremos mais atualizações sobre a fase final das obras.
08/11 – Iniciamos uma nova etapa das obras da primeira Fototeca Estadual do Rio de Janeiro, localizada na sede do MIS RJ na Lapa. A iluminação já está em pleno funcionamento, e o processo de restauração do piso de madeira original foi iniciado, preservando o estilo e o padrão da instalação original. Na próxima semana, daremos continuidade com o tratamento de impermeabilização, seguido pela instalação do sistema de ar-condicionado e das divisórias. Fique atento a este espaço para mais novidades sobre o andamento da Fototeca e outros projetos do MIS RJ!