MIS RJ assina contrato para construção na sede da Lapa da primeira
Fototeca Estadual do Rio de Janeiro

Foi dada a largada para o início da construção da primeira Fototeca Estadual do Rio de Janeiro que será alocada no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (28/08), em uma reunião no gabinete da presidência com a presença da deputada Dani Balbi, o projeto foi oficializado com a assinatura do contrato entre o MIS RJ e a responsável que conduzirá as obras, a engenheira Daniela Fernandes.

“Esse é um projeto que reforça a função do MIS RJ de democratizar o acesso a cultura. É uma ideia que está sendo concebida, onde não só enaltecemos a fotografia como uma importante ferramenta cultural, mas que também trará novas oportunidades para aqueles que não tem acesso a esse tipo de informação em seu cotidiano“, afirma Cesar Miranda Ribeiro, presidente do MIS RJ.

As obras do projeto serão divididas em duas fases. Com um tempo estimado de 2 meses para a conclusão da Fototeca, nesse momento inicial, o foco será na manutenção da sala que irá abriga-la. Os servidores públicos do museu farão o acompanhamento semanal das obras, e irão divulgar cada um dos avanços e informações referentes ao projeto em uma timeline que já está disponível no site oficial do MIS RJ.

Ainda no encontro, a deputada autora da Lei 10.063, que deu início ao projeto, reforçou a importância do MIS RJ para que o projeto acontecesse. “Lendo o projeto, fiquei impactada ao perceber a capilaridade do MIS RJ. A força de fazer as coisas acontecerem.[...] O MIS RJ foi a melhor solução para alocar a Fototeca.”

A segunda semana de setembro começou com a construção da primeira Fototeca Estadual no Rio de Janeiro na sede da Lapa do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira (09/09), deu-se início à primeira fase das obras de reparo da sala do MIS RJ que irá abrigar esse marco pioneiro. Nesta primeira etapa acontece a instalação elétrica e a preparação das vigas para sustentação da sala.